Histórico

O Projeto Hortas Ecológicas nasceu de uma reunião em meados de junho de 2013 na secretaria de turismo em Tiradentes-MG . Desde então, iniciou-se uma conversa para a elaboração de um projeto, o qual deveria implementar hortas comunitárias em alguns pontos da cidade de Tiradentes. Após termos olhado algumas possibilidades de lugares, escolhemos o abrigo de idosos, onde já há um trabalho de agricultura natural e as associações dos bairros Pacu e Torre, por já haver uma ação comunitária.

Em 12 de agosto foi assinado o contrato com o primeiro patrocinador; o Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes, que arcou os cursos para implementação das hortas e contribui mensalmente para a continuidade do projeto. A Abertura do projeto “Hortas Ecológicas” em Tiradentes aconteceu no dia 26/08/2013, no abrigo de idosos de Tiradentes,partilhamos um chá com alguns amigos e parceiros que apoiam o projeto e com a presença dos idosos, assim firmamos a intenção da implementação das hortas.
 








Na oficina de Introdução à Permacultura, dias 27 e 28/08/2013, na sede da associação dos moradores do bairro da Torre (AMMAT), apesar da pequena quantidade de pessoas, foi possível fazer muitas modificações no espaço, ampliando os espaços de plantio, implementando a composteira, organizando o lixo e os demais materiais que estavam há muito parados e ociosos no espaço. Abordamos os temas gerais da permacultura, como a ética e os princípios de design, o uso da água, cuidados com o solo, também conversamos sobre algumas tecnologias como o círculo de bananeiras, sanitário compostável e a técnica de saneamento ecológico do tanque de evapotranspiração. 


No dia 04 e 05/09/2013, tivemos a mesma oficina na sede da associação dos moradores do bairro do Pacu (AMOBAPA), cerca de dez adultos e quinze crianças participaram da oficina de dois dias onde mesclamos teoria e prática, foi bastante produtivo, o espaço estava há muito ocioso e nós, além dos plantios e pinturas, pudemos organizar os materiais que estavam guardados no espaço.As crianças gostaram tanto das atividades que marcamos ainda um novo encontro no sábado seguinte.


 Nos dias 16, 17, 16/09/2013 tivemos o curso de introdução à Permacultura, no Lar de Idosos de Tiradentes, o público foi totalmente adulto, parte do grupo eram estudantes da UFSJ, havia gente do abrigo, da cidade e também de outras cidades. O primeiro momento foi de uma introdução geral em que conversamos sobre os princípios éticos e de design da permacultura, focamos no planejamento multifuncional e o grupo exercitou fazer o planejamento a partir da observação do espaço do abrigo. Também definimos as tarefas prioritárias que faríamos durante os dias do curso. Os outros dois dias foram divididos por momentos teóricos e práticos, sempre por meio do diálogo e do aprender através da observação da natureza. O grupo se empolgou e estendemos as atividades por mais dois dias, implementando no espaço do abrigo uma horta mandala que aumentou o espaço para plantio.





  



Antes e Depois do espaço da horta mandala do Lar de Idosos de Tiradentes - MG.
Outras ações do projeto:
Re-encontro com o grupo formado na amobapa (Pacu) – 07/09/2013
Visita dos técnicos do Instituto Mokiti Okada às hortas do projeto – 09/09/2013
Re-encontro com o grupo da ammat (Torre) – 05/10/2013
Parcerias com as associações de moradores do bairro do Pacu e da Tore

Nenhum comentário:

Postar um comentário