Projeto

O projeto Hortas Ecológicas é o início de uma ação que têm tomado corpo a partir do diálogo, união e cooperação entre a comunidade e as instituições locais, pois entendemos que as construções socioculturais devem ser realizadas por todos os atores de uma sociedade.

A implementação de hortas ecológicas nos principais pontos da cidade é uma forma de promover, através da prática, a difusão e o estímulo à agricultura orgânica em nossa região. A Permacultura aparece como norteadora de nossas ações, pois reúne no mesmo método as questões éticas, estéticas, produtivas,
ecológicas e pedagógicas. Foi também, pautado nesses princípios, que escolhemos os locais para nossas ações, pois é preciso agir onde é possível que dê certo, onde há pessoas conscientes da importância desse trabalho.

Agir em prol da difusão da agricultura natural, orgânica ou agroecológica aqui em Tiradentes é um desafio, haja vista que são temas incipientes, de pouco interesse para a maioria das pessoas, e mesmo havendo algum histórico de ações, as práticas isoladas não vigoraram e perderam sua abrangência social devido a diversos motivos, falta de investimentos, dificuldade de mão de obra para manter a horta, falta de introsamento que permita o desenvolvimento de uma horta comunitária, etc.

Contudo, por outro lado, parece um campo que gradativamente ou quanticamente vai se tornando mais promissor, pois cresce exponencialmente a procura por alimentos saudáveis, tanto por parte dos moradores quanto pelos turistas que visitam a cidade. Tiradentes, uma cidade gastronômica, onde a vida rural é raiz da
cultura e onde passam pessoas de todo país e do mundo, não pode ficar de fora do desenvolvimento de  ações que semeiam relações, alimentos, cultivam novas práticas sustentáveis e saberes populares.

Nossos objetivos são fomentar a agricultura orgânica nam região e fortalecer a horta orgânica do Lar de Idosos de Tiradentes.

Para tanto, além de manter a horta, buscamos novos parceiros dentre pessoas físicas, instituições públicas e privadas e estratégias para o desenvolvimento do projeto, como a participação de estudantes da universidade federal de São João del rei e de pessoas da cidade interessadas em aprender sobre o trato ecológico da terra. A proposta é que esses parceiros sejam também participantes do projeto, cada um oferece o que ou como pode contribuir e tais parceiros terão prioridade de compra quando a horta começar a dar frutos para comercialização.



Nenhum comentário:

Postar um comentário